O que fazer quando Deus reponde NÃO !?

Vamos e convenhamos: Não há muitas coisas piores do que ouvir um “Não”, quando o que mais você deseja é ouvir um estrondoso “Sim”. A tentativa de namoro, o resultado de um concurso, a entrevista para o trabalho que você imagina ser sua aposentadoria precoce, a oração por aquele assunto que tem te deixado acordado, ou acordada, quase a noite toda… Por aí vai. São tantas coisas para as quais a resposta menos esperada é um não. Mas o que fazer quando tudo o que tenho nas mãos são as letrinhas N-A-O e um til? E quando Deus responde Não?

quando Deus diz nao

A Bíblia é recheada de histórias em que Deus responde “Não”. Umas, claramente, outras nem tanto. Repare a história de José (apelidado “do Egito”), por exemplo – em Gênesis 37-50: Garoto bom, obediente, inteligente, em fim, o orgulho do pai. Por todas essas mesmas razões, seus irmãos o invejavam e acabaram por vender o rapaz como escravo. Posso, de longe, imaginar a frustração do menino. Frustração com os irmãos, frustração com o que a vida estava lhe trazendo… talvez, repito, talvez até frustração com Deus. Por quê? Por que Deus não o livrou daquela situação terrivelmente injusta? Do que lhe valera toda a lealdade a seu pai e toda a preocupação com os trastes dos seus irmãos? Do que lhe valera servir ao pai com integridade se agora estava sendo levado ao Egito como escravo? Por quê? José clamou, pediu livramento, mas Deus disse “Não”.

nao confundaVocê e eu conhecemos o fim da história de José (bem, se você não conhece corre lá e dá uma lidinha rápida). A gente sabe qual era o propósito de Deus em levar um jovem de qualidades invejáveis para a terra dos faraós. O propósito de Deus não estava só em José, não estava só na família de Jacó, não estava nos amáveis ursinhos carinhosos que José chamava de irmãos. Deus tinha um propósito para toda uma nação. Que coisa linda: Um propósito para toda uma nação! A gente sabe disso porque fomos lá na Bíblia e lemos. Mas onde é que eu vou para ler o propósito de Deus para a minha vida quando ele está me dizendo não? Na cartomante não é porque, primeiro, ela não sabe mesmo e, segundo, seria pecado fazer isso. O que fazer quando Deus responde “Não!”?

Não só José mas Jó, Paulo, Davi, Pedro, Abraão, Estevão e tantos outros nos deixaram alguns exemplos de como proceder nessas situações. É um procedimento simples. Não confunda simples com fácil, mas também não confunda difícil com impossível – aliás, impossível é uma palavra que não existe no vocabulário de Deus.nao

O procedimento é: Descansa no Senhor e espera nEle; Lance sobre Deus todas as suas ansiedades, Ele cuida de você.

“Persistir sempre, desistir jamais”. O que fazer quando Deus responde Não? Continue confiando. Se te parecer mais fácil falar, ou escrever, do que fazer é porque realmente é. Contudo, não é impossível – aliás, impossível é uma palavra que não existe no vocabulário de Deus. Uh – me parece que já ouvi isso antes…

Gui Candido

Flamm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s